Os dois momentos mais críticos do adestramento de sela são as primeiras montadas e a introdução do bridão. Começamos sem o bridão, com hackamore ou sidepull, que são os dois equipamentos mais especializados para desenvolver a flexão sem agressão, respeitando o bem-estar, desde que os modelos sejam apropriados para cavalos marchadorres. Se o treinador passar sem dificuldade pela fase inicial do treinamento com a primeira embocadura, o bridão, o adestramento tende a evoluir satisfatoriamente, na fase intermediaria do freio-bridão, Todavia treinar com freio-bridão requer profissionalismo, pois não é embocadura amadora como o bridão.
A segunda evolução mais significativa no adestramento de sela dos equinos e muares (a primeira foi o uso do hackamore ou sidepull, substituindo o bridão nas primeiras montadas), foi o treinamento com freio-bridão, o qual não era usado pelos antigos criadores. A utilização começou a partir da década de 80 do século passado.
Freio-bridão é a embocadura de uso mais complexo, porque tem 3estagios de modelos - 1, 2 e 3 de acorco com o comprimento das hastes, e os modelos têm estagios de ação de acordo com a altura da colocação das biqueiras da redea nas hastes - ação somente de bridão, ação combinada bridão/freio e ação somente de freio. Alem da barbela e protetores de bocal um terceiro acessório importante é o francalete, que proporciona ao treinador mais flexibilidade nos comandos de rédea.
Os melhores modelos de freio-bridão são mostrados nas fotos anexadas. Notar a semelhança dos bocais em termo sde espessura nos cantos, espessura ideal para exercer ação moderada, não sendo recomendado o uso de bocal de espessura fina nos cantos, proxima de 1,0 cm , porque a ação é agressiva, violenta. Ao contrário, se o bocal for muito grosso nos cantos, acima de 2,0cm, a ação será branda demais , o que favorece ao cavalo (ou muar) desenvolver o vicio de marchar com excesso de apoio rédea. Contudo, dependendo da sensibilidade alguns equinos e muares podem responder melhor com um bocal de ação branda, cabe ao treinador interpretar corretamente as reações com base individualizada.
Estes modelos de freio-bridão apropriados ao adestramento de sela dos equinos e muares marchadores, dentre inumeras outras embocaduras, são ofertadas na loja virtual do cavalo de marcha, que se especializou em vender equipamentos para melhorar o manejo dos equinos e muares marchadores, com ênfase no adestramento, que é a fase mais importante da criação, a preparação final para o uso em cavalgadas, provas de marcha, provas funcionasi, lida de campo.